Todo profissional precisa se atualizar e estar a par das tendências da sua área. O contador, por mais que seja um ofício milenar, não foge a regra. E em 2021, você contador e dono de um escritório de contabilidade precisa ficar de olho em algumas tendências importantes.
Neste artigo nós vamos falar sobre as principais tendências para a contabilidade esse ano 2021. Leve em conta que algumas dessas tendências já não são mais tão novidade, porém estão chegando com força total.
Sistemas de pagamento como PIX
Os métodos de pagamento vem se aprimorando com o tempo e se tornando cada vez mais velozes e eficazes, permitindo que as transações aconteçam em tempo real, por exemplo.
No ano passado, o governo apresentou mais uma ferramenta aos brasileiros que promete simplesmente substituir os DOCs e as TEDs, estamos falando do PIX.
O PIX é um método de transferência de valores que o Banco Central criou com a finalidade de facilitar as transações e estimular a economia. As principais características do PIX são:
Rapidez, se possível receber o dinheiro instantaneamente;
Praticidade, pois está disponível 24 horas por dia em 7 dias por semana;
Acessibilidade, por ser fácil de utilizar e gratuito para pessoas físicas.
Computação em Nuvem
É claro que a computação em nuvem não pode ficar de fora. Essa tendência é uma das mais crescentes dos últimos anos. E continuará assim até muito provavelmente não haver mais nenhum computador físico.
É claro que até lá talvez ainda leve algum tempo, mas isso não significa que você já não deveria ter servidores em nuvem à sua disposição. São muitas as vantagens de se ter todos os arquivos que a sua empresa produz guardados na nuvem, veja:
Segurança muito mais aprimorada pois o backup é automático e constante;
Maior velocidade para lidar com todos os processos, visto que isso descarregará a máquina física do escritório de trabalho;
Facilidade para acessar os arquivos importantes de qualquer lugar.
Terceirização de serviços
É comum a noção de que a contabilidade é justamente o departamento de uma empresa que precisa ser tercerizado, mas isso não significa que uma contabilidade também não possa usar de serviços terceirizados para aprimorar o processo.
Além da limpeza, a contabilidade também pode terceirizar serviços contábeis para um parceiro, economizando assim com mão de obra e carga tributária.
Soft Skills
As Soft Skills são as habilidades do profissional do futuro, características que todos os contabilistas deveriam desenvolver para se enquadrarem corretamente no mercado de trabalho. Essas habilidades são as seguintes:
Comunicação: ser capaz de se comunicar de forma clara e atenciosa;
Empatia: conseguir compreender a dor do cliente se pondo no lugar dele;
Criatividade: muitos problemas podem ser resolvidos de forma criatividade, algo que talvez nem todos os manuais ou treinamentos sejam capazes de ensinar;
Liderança: mais importante do que fazer o que é requisitado, é ser capaz de liderar uma mudança positiva. Um profissional que se impõe sem ser rude;
Inteligência emocional: a maioria das pessoas não tem inteligência emocional se deixam desestabilizar por qualquer coisa;
Capacidade de resolução de problemas: associado a liderança e criatividade, essa habilidade é importantíssima para um mundo em constante mudança.
Enfim, podemos resumir as Soft Skills como sendo habilidades para lidar com as pessoas de forma mais humana e menos mecânica.
Presença digital
A presença digital já ultrapassou o status de tendência, ela é uma verdadeira necessidade para a sobrevivência dos negócios, ainda mais dentro da área contábil.
Se a sua contabilidade não possui um site, por exemplo, ou não tem perfis nas principais redes sociais, as chances são de que ela muito provavelmente está deixando de captar uma quantidade incalculável de clientes.
Porque na realidade estar presente na internet é como uma forma de provar que o negócio existe. Sem contar que será muito mais fácil de entrar em contato com a sua empresa se ela possuir um site ou perfis nas redes sociais.
Quando falamos de sites, principalmente de sites contábeis, é importante sempre prezar pelas seguintes características:
Ser um site otimizado para aparelhos celulares;
Atualizado com os principais protocolos de segurança;
Bonito, informativo e rápido para carregar;
Ter um blog que servirá para atrair clientes com uma estratégia de marketing;
Ter as principais ferramentas de um bom site contábil.
Um site bem otimizado sempre receberá a preferência do google no momento do ranqueamento, por isso também é sempre muito importante não se esquecer das técnicas de SEO.
Já quanto às redes sociais, é importante saber bem qual é o perfil de comunicação da sua contabilidade.
Nem todas as redes sociais são interessantes para todos os tipos de negócios, todavia, duas delas são quase sempre uma aposta certeira, o facebook e o instagram.
No facebook a sua empresa pode ter uma página oficial onde ela se comunica por meio de postagens informativas, promoções ou anúncios.
É possível também criar um grupo para aproximar ainda mais o contato da empresa com seus clientes, no entanto, dependendo do tamanho da empresa, isso pode se tornar inviável administrativamente.
E quanto ao instagram, essa é uma das maiores redes sociais do mundo. Por mais que ela tenha uma quantidade de usuários total menor que o facebook, o engajamento das postagens é muito maior.
Sua principal utilização é para a postagem e veiculação de fotos e vídeos. É bastante indicado para uma estratégia de marketing focada principalmente no uso de hashtags e promoções.
Corte de gastos
E por fim, mas não menos importante, 2021 certamente é o ano da economia. É impossível de se ignorar o quanto a crise do coronavírus afetou a economia mundial. Milhares de negócios fecharam e muitos outros encolheram.
A crise, todavia, ainda não acabou. Por isso mesmo é muito importante que os gestores de contabilidade façam bem as contas e comecem a economizar em todas as áreas que forem possíveis