Qual a importância da contabilidade para e-commerces e negócios digitais?

Tire suas dúvidas e veja como aplicar a contabilidade em seu negócio
O que é contabilidade?

Contabilidade é uma ciência social que estuda as variações que acontecem no patrimônio das empresas. Através desse estudo, é fornecido o máximo de informações úteis para as tomadas de decisões, tanto dentro, quanto fora da empresa, analisando, registrando e controlando os bens.

Para que ela serve?

A contabilidade registra os fatos ocorridos e os que ainda podem ocorrer e produz informações que possibilitam ao empresário o controle (certificar-se de que a organização está atuando de acordo com os planos e políticas traçados) e planejamento (decidir qual curso tomar para atingir com mais rapidez, eficiência e eficácia o objetivo proposto). Independentemente de porte ou regime de tributação, ela é necessária porque gera informações para as empresas e demais interessados externos, como governo, bancos, investidores e sociedade.

As principais áreas de atuação são:

Pessoal: cuida de todas as questões de relação de trabalho entre a empresa e os funcionários, assessorando nos processos de admissão, cálculo de folha mensal e de férias, 13º salário, benefícios, auxílio na interpretação da convenção de trabalho, processo de rescisão, entre outros.

Fiscal: lida com toda a parte tributária, auxiliando na escrituração de notas e dos livros fiscais, apuração de impostos, elaboração e envio de diversas obrigações acessórias exigidas pelo governo e oferecendo assessoria na interpretação da legislação fiscal.

Legalização: toda a parte dos serviços de abertura, alteração e encerramento de empresa, verificando quais atividades serão desenvolvidas e quais as licenças e documentos necessários para o início da operação.

Contabilidade consultiva: é uma novidade que está em expansão. Por meio da dela, é possível gerar indicadores de desempenho e controles que sinalizam como anda a saúde financeira da empresa. Também pode atuar na adequação de custos e despesas fixas, no ciclo financeiro e na gestão de estoques.

banner_uolmn_googleads_academia
Quem precisa ter contabilidade?

Com exceção ao MEI, todas as empresas são obrigadas perante a legislação a manter a escrituração contábil em dia. Os e-commerces e negócios digitais são, em grande parte, empresas que precisam de informações rápidas e precisas, tendo a contabilidade um papel fundamental para manter as operações regulares perante ao fisco.

Na constituição de e-commerces e negócios digitais, se não houver o auxílio de um especialista que entenda de fato qual o foco do negócio e quais atividades serão desenvolvidas, corre-se o risco de um errôneo enquadramento tributário, acarretando assim aumento de custos com impostos ou até mesmo a falência por falta de disponibilidade financeira para arcar com eles.

Qual a vantagem em ter uma contabilidade?

Uma pesquisa do Sebrae apresentada em outubro de 2016 mostrou que a taxa de mortalidade das microempresas constituídas em 2012 foi de 45%. Esta taxa de mortalidade, segundo os entrevistados, teve como principais causas os custos com impostos e despesas, problemas financeiros, capital de giro, falta de linha de crédito, problemas na gestão, administrativos e contábeis, dentre outros, sendo estes os destacados como principais.

Entendendo quais as principais causas de mortalidade de empresas, podemos ressaltar a importância da contabilidade ativa, visto que através das informações por ela geradas e do correto planejamento, quase todos os itens acima descritos podem ser acompanhados de forma preventiva ou também sanados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *